ESTEJA MAIS PRÓXIMO!

Faça seu cadastro e receba notícias.

© 2020 por Ayrumã.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Projetos

Para promover a sustentabilidade local de forma integrada, a Associação Ayrumã busca realizar eventos e projetos sócio-ambientais, culturais, terapêuticos e educacionais na região de entorno, em especial a vila de Capivari. Entre em contato para saber mais e veja como você pode colaborar!

AGROFLORESTAS

EM REDE

NO JEQUITINHONHA

O projeto Agroflorestas em Rede no Jequitinhonha vem apoiar a recuperação da agricultura familiar com técnicas sustentáveis, diminuindo a vulnerabilidade social e promovendo o aumento de oportunidades para a vida no campo.

Estamos ao Pé do Pico do Itambé, Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes, no Alto Vale do Jequitinhonha, ponta da Serra do Espinhaço. Nessa região, patrimônio natural da humanidade, estão inúmeras nascentes de grandes bacias hidrográficas do Brasil, um lugar de grande riqueza natural, hídrica, mineral, biológica e também cultural, mas de recursos econômicos muito limitados e grande vulnerabilidade social. Estamos junto a comunidade tradicional de Capivari, de descendência quilombola, povo lindo e resistente cheio de vida e sabedoria, aprendendo e ensinando numa troca enriquecedora para fortalecer as práticas sustentáveis e evoluir em cuidado com esse lugar que a gente ama tanto! 
Através do diálogo e reflexões em conjunto, identificamos a necessidade de realizar ações que promovam a melhoria de condições de vida associada a preservação ambiental, já que a natureza é o grande patrimônio dessa comunidade que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas de subsistência. Um dos sonhos que identificamos é a retomada da prática do plantio para trazer prosperidade a partir da terra e ao mesmo tempo preservar a cultura e um modo de vida sustentável. 
Assim, nos unimos ao Instituto Ecovida São Miguel para realizar esse projeto com patrocínio do Movimento Bem Maior e apoio de diversas entidades locais para levar à comunidade de Capivari uma injeção de incentivos para a agricultura familiar com uma tecnologia sustentável de produção de alimentos que melhora os solos, combate a desertificação e a morte anunciada das nascentes, problema que afeta hoje gravemente agricultores e agricultoras de todo o Brasil. Estamos construindo de forma participativa o conhecimento sobre esta tecnologia com as famílias da agricultoras, com uma metodologia inovadora que poderá ser replicada em outras comunidades do Alto Jequitinhonha. 

AME Capivari

Projeto voltado a empoderamento de mulheres, valorização das manifestações culturais e criação de uma cooperativa de produção artesanal em Capivari.

Espaço

Cultural

Fundo solidário para a construção de um espaço cultural multiuso para a associação comunitária de Capivari.

Dezembro

Solidário

Evento beneficente que leva a Capivari mostras, apresentações artísticas e oficinas ludicas de educação integral.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now